terça-feira, 30 de março de 2010

Linha do tempo da comida



Do neolítico até hoje, veja principais acontecimentos que marcaram a história de como o homem se alimenta
por Nana Caetano





* Neolítico
Primeira grande mudança na alimentação. Passagem do homem caçador para o agricultor.

* 5400 AC - Pérsia (Irã)
Surge o vinho. A prova: vestígios de ácido tartárico encontrado em vasos da época. Os persas conheciam também o sorvete, por exemplo.

* 4000 AC
Os chineses já cultivavam laranjas.

* Até 2 DC - Império Romano
As pessoas comiam deitadas em camas dispostas num ambiente chamado Triclinium. A base do tempero era o garum, um fermentado de vísceras de peixe que valia mais que o ouro. Ainda hoje se come garum, mas apenas no Vietnã. O primeiro livro de cozinha, Apicius, é com receitas dessa época.

* Alta Idade Média (século 5 a 11)
Feudalismo, era de força, guerras. Comia-se muita carne e o bacana era ser gordo.

* Século 8
Os muçulmanos trazem do Oriente para a Europa as laranjas, gado, café, arroz e a cana-de-açúcar, que estimularia grandes expedições pelo mundo.

* Século 10
O Império Bizantino inventa a toalha de mesa, os talheres e a mesa para as refeições. Antes disso, a maioria das refeições era feita deitada (Imp. Romano) ou sentada no chão (muçulmanos).

* Século 13 - Europa (sobretudo península Ibérica)
Durante a Inquisição, uma das maneiras mais simples de se identificar famílias judias (ou cristãos novos) era verificar o que comiam, já que as diferenças étnicas são poucas. Porco, animais que não tenham casco bipartido e crustáceos fazem parte da lista de tabus alimentares dos judeus, assim como o pão feito com levedura. Nesse período, o pão ázimo praticamente desaparece da Europa. Além disso, todas as diásporas foram importantes para espalhar pelo mundo produtos judaicos: o cordeiro como carne básica, a amêndoa como base para doces, o azeite de oliva. A cozinha judaica sempre foi uma culinária de fusão entre a mediterrânea, árabe e ibérica.

* Século 15
Chegada dos produtos americanos na Europa e dos europeus na América. Introdução de cana-de- açúcar, café, laranja e gado (trazidos do oriente para Europa pelos muçulmanos). Da América para a Europa foram feijões, batatas, tomate, pimentão, cacau.
Curiosidade: batata era comida de porco, só passou a ser consumida por gente no século 18. Muito de sua implantação se deve a Parmentier, o francês que até hoje batiza um conhecido prato feito com... batata.

* Séculos 15, 16 – Itália
Cozinha italiana fica forte, junto com o Renascimento. Banquetes fartíssimos, comida barroca, vários temperos misturados. Curiosidade: uma coisa que eles faziam bastante era rechear um porco com um pavão, que por sua vez estava recheado por um frango, que por sua vez vinha com uma perdiz dentro. Uma matrioska da gula.

* Século 17 – França
Hegemonia da cozinha francesa (dura até hoje). Não só a comida, como a “art de table” francesa, os modos. Começou com Luís XIV. Depuração do gosto.

* Século 19
Invenção do Hambúrguer nos Estados Unidos – 1885
Invenção da Coca-Cola - 1886

* Anos 1910 – França
Surge o primeiro guia de restaurantes/viagens, o Michelin (o senhor fabricava pneus, portanto tinha que fazer com que as pessoas gastassem seus pneus, assim resolveu lançar um guia de viagens). É o mesmo Michelin que até hoje manda na gastronomia mundial.

* Anos 50
A moda das lanchonetes americanas, fast food

* Décadas de 70/80 - França
Nouvelle Cuisine
Porções mínimas, pouco cozimento, poucos molhos, o alimento com o sabor natural dele. Pratos bonitos e elaborados. Coincide com a época do culto ao corpo. Condimentos praticamente reduzidos ao sal
Globalização do gosto – temperos vindos do mundo inteiro se misturando.

* Anos 90 - Catalunha
Revolução catalã, comandada por Ferran Adrià. A cozinha como laboratório. Cozinha molecular (tecno emocional).

Evolução?

Fonte: aqui.


terça-feira, 23 de março de 2010




No meu tempo, fuçar o orkut alheio era apenas uma metáfora canina...



sexta-feira, 12 de março de 2010

Glauco



(Clique na imagem para ampliá-la)





Parece que estou saindo deste país na hora H . A decisão se mostra mais acertada a cada dia.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Momento cão no couro






Eu respeito todas as religiões e apesar dos pesares, acredito que elas podem desempenhar um papel fundamental em determinados momentos da vida, nos quais somente pela força da fé, a integridade sobretudo mental é preservada. Agora, o que dá o direito a um cristão de engolir a porra de um microfone e ficar vociferando para o bairro inteiro ouvir um discurso ininteligível, no qual a palavra aleluia substitui os pontos, as vírgulas e os pontos-e-vírgulas? Do alto deste vigésimo terceiro andar e do fundo do meu coraçãozinho peludo, vos digo: a vontade que me dá é de possuir uma bazuca.


sábado, 6 de março de 2010

Recall



(Clique na imagem para ampliá-la)






O que fizeram com Antonio Banderas? Tá a cara de Sócrates, o ex-jogador. Melaine Griffith-me!

Notícias do além





No meio do caminho tinha uma pedra/tinha uma pedra no meio do caminho...


estou com problemas com a telemá. conexão cai cai balão. coisas de a odete roitman da telefonia móvel/fixa/internetiana ampliar a velocidade de conexão para "estar agradando aos usuários" (leia-se fazer frente à gvt e não perder clientes) e o meu sistema ser incompatível com a velocidade-gift e eu ficar sem nada, a ver navios. a de ontem foi que, além dessa incompatibilidade já corrigida (segundo eles, mas pela experiência dos últimos dias, com certeza voltará acontecer), estou com problemas no roteador. de acordo com o moço, vou ter de arrumar um técnico por fora para reparar isso. detalhe: o roteador é da telemá e eu é que tenho de arrumar um técnico por fora... E assim caminha a minha conexão.

estou com 51kg quando meu peso normal é 55. nada de malhação, dieta da sopa, do sono ou do vento: aperreio mesmo, juízo consumido, esses entreveros. minha boca dói, depois que o médico me diagnosticou com disfunção de ATM, começou a doer. lindo, né? antes era só um estalo, agora dói até pra fechar a boca. quando eu digo que as palavras têm força, acham que o meu problema é semântico...

criaturinha doente, uma semana com uma virose braba, diarreia e tudo mais, botaram o nome de rebolation, faz sentido... uma semana sem dormir, eu e ela.

a monografia na reta final. tudo me dói, tudo me dói. tenho pensado tanto o discurso poético na blogosfera, tema da minha monografia, tento provar que ele existe. dói saber que o trabalho está ficando bom, mas eu estou me acabando com isso. não adianta, sou obstinada, se não está bom, refaço, muita autocrítica, excesso de responsabilidade, de compromisso, acabo doente.

mas cada dia que passa é uma vitória, estou no meio do caminho.

e a data de ir embora está se aproximando. ando protelando ao máximo pensar nisso. não agora. preciso manter o foco, preciso seguir em frente. depois, cuidar da saúde, espero que dê tempo pra tudo até o final de junho.

se eu não der notícias por um tempo, já sabem: a telemá, as demandas da vida ou qualquer somatização me nocautearam. volto quando der.