quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Pequeno farnel de uma expatriada



Minha sogra chegou ontem do Brasil e trouxe algumas coisinhas que encomendamos.



Tirando a Farinha Láctea e as goiabinhas de Mariana, como boa nordestina que sou, não poderia deixar de pedir farinha de mandioca porque, convenhamos, feijão e arroz sem farinha não têm o mesmo gosto! Nosso tradicionalíssimo e pernambucano bolo de rolo (que não tem nada a ver com rocambole, diga-se), cocada de coco queimado, recheada com leite condensado e um pouco de mel de engenho -- e não deixar as cocadas enjoativas é uma ciência que eu jamais alcançarei... Ah, vocês sabiam que a Holanda importa mel de engenho brasileiro? E, finalmente, a goma de tapioca. Sim, porque neste outono, eu decidi comer algo diferente...

Cocada matadora:




Bolo de rolo da Casa dos Frios, o mais gostoso ever! E a bandeirinha de PE atesta a fama e dá saudade :)



Muitas tapiocas, pena que não vai dar pra fazer a minha favorita, que é com queijo de coalho, coco e manteiga, mas hei de arrumar algum substituto (achei um queijo de cabra por aqui que dá pra enganar...):




Agora é só continuar a correr porque essas coisinhas engordam que é uma beleza.


15 comentários:

KS Nei disse...

Hahahahaha aqui tem mercados brazucas mas sempre ficam devendo em algumas coisas, no teu caso e natural regionalismo, eles iam tomar esculacho.

Bom apetite, cara mia!

Reporter Bacurau disse...

Só faltou um langaim de carne de sol...

Kenia Mello disse...

Nei, acho que morro quando rever o queijo de coalho. kkkkkk
Besos.

Fábio, o langanho de carne de sol apenas porque a farinha e a lata de leite Ninho já tenho. kkkkkkkkkkkk

Ivette Góis disse...

Quanta coisa gostosa! Mas de tudo, a tapioca ganha disparado. E haja caloria! rsrsrsr

Bjos e []s

Lúcia Soares disse...

Kênia, "rever" vc no FB foi muito bom. Seu blog saiu do meu blogroll e, sinceramente, achei que vc o tivesse deletado. Sempre me perguntava onde vc andava (sabia que tinha se mudado, mas queria saber mais). Um bom reencontro. Gosto muito do seu jeito sincero e sem "medos".

Kenia Mello disse...

Lúcia, também gostei muito de tê-la reencontrado! Vai ver que sumi porque passei um tempão sem postar, estudando pro basisexamen. Gosto muito de você também. Beijos.

Ivette, é muita tentação, Brasil. :)
Beijos.

Rydi disse...

Tapioca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :( eu também como boa nortista, amo tapioca, mas a nossa é diferente da de vcs, nós gostamos da goma fresca, aquela que vende na feira que foi feita diretamente da mandioca e não a industrializada ou seja o polvilho. Na realidade nos últimos tempos o polvilho tem invadido a região norte que acaba sendo misturando com a goma fresca pra render mais :(
Quando vou ao Brasil só como tapioca no café :D

Kenia Mello disse...

Rydi, hoje foi dia de comermos tapioca no café da manhã. Zo lekker! :)

Kenia Mello disse...

Ah, Rydi, a nossa goma aí do saco é fresca mesmo, de vera, sem polvilho, só que como é comprada no supermercado e não na feira, por isso, precisa ter uma embalagem com selo de inspeção, mas é fresquíssima. ;)

Anita disse...

Eita ! Que farnel ! Prá começar bem o ano, né não ?

Sonho Meu disse...

Oi Kenio,
vim visitar teu blog. Adore e acho que voce deve escrever mais aqui. Parabens !

Sonho Meu disse...

Oi Kenia.

Sonho Meu disse...

Oi Kenia.

Anônimo disse...

Já conhece as lojas do Toko?
Lá eu encontro várias coisas, desde feijão até tapioca, farinha de mandioca e tudo...vale a pena conferir.

Anônimo disse...

não ia comentar mas não me controlo: como pode uma pessoa morar no exterior e ter tantas comidas e bebidas finas ao alcance e sentir falta de farinha de mandioca! Coisa de pobre mesmo não tem jeito.