quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mini Miss Mundo



Eu nem ia mais tocar nesse assunto, mas como ainda tem gente que insiste em dizer que isso é coisa séria e merece ser estudada e analisada com profundidade, além de algo extremamente natural para uma criança ainda na primeira infância, vou publicar a matéria que saiu na Veja, gentilmente enviada pela Lovely Potato.
A matéria visa a reforçar e ampliar a nossa percepção do quão profundo e edificante é esse universo paralelo.

VEJA
Edição 2078
17 de setembro de 2008

A menina mais bonita do mundo

Aos 5 anos, a loirinha Natália, vencedora de um concurso
internacional de miss, brinca com bonecas e leva a vida
quase como toda criança – quer dizer, com viagens, batom
e uns retoques no cabelo


Sandra Brasil

Fotos Lailson Santos e Álbum de Família





BARBIES E BELEZURA
Natália faz pose: ela vai bem na escola e adora brincadeiras; também distribui autógrafos e encara a passarela, como na foto à direita, no Equador, de vestido longo, faixa e coroa

Natália Stangherlin faz luzes no cabelo, só sai de casa maquiada e tem uma coleção de vestidos de festa. Em viagens profissionais, leva cabeleireiro e maquiador próprios. Natália tem 5 anos e dois segredos que serão revelados ao fim desta reportagem – mas, se todo mundo for ler primeiro, perderá a graça. Ela acaba de ser eleita a menina mais bonita do mundo, em concurso de miss em que venceu 22 outras pequenas mas aguerridas concorrentes, da América Latina e do Caribe. O título bordado na faixa, em inglês, foi abiscoitado no concurso Miss Niña Mundo em Guaiaquil, no Equador. Sob os aplausos ansiosos da mãe, Daniela, e dos assessores estéticos, a miss de 1,20 metro desfilou de maiô, traje típico, fantasia para show de talentos e traje de gala – este, um longo azul bordado com 8 000 cristais. Nos vinte dias que antecederam o desfile, preparou-se com uma maratona de oitenta horas de ensaio que teve aconselhamento inclusive de Evandro Hazzy, administrador de empresas gaúcho que se especializou em concursos de beleza e hoje se intitula "missólogo" (veja quadro). "Natália aprendeu a cativar os juízes olhando nos olhos deles e jogando beijinhos", diz Daniela, 32, que desenvolveu uma linguagem em códigos para aprimorar a presença da filha na passarela. "Quando ela passa por mim e eu digo ‘borboletinha da mamãe’, é para sorrir. Se eu falo ‘princesa da mamãe’, é para encolher a barriga e arrumar a postura", explica. No Equador, a técnica foi infalível. "Os jurados gostaram da simpatia e da elegância dela", afirma o equatoriano Cesar Montece, organizador do Niña Mundo. O tipo de comentário que Natália recebe com a mesma superior naturalidade com que distribui aos fãs cartões em que aparece em poses de modelo, sorrindo e fazendo biquinho com a boca.

Natália desfila em concursos de beleza infantil desde os 2 anos e meio e acumula meia dúzia de títulos. Só de vestidos longos estilo princesa tem doze, guardados num armário feito especialmente para eles. Seu patrocinador é o pai, Fabiano Stangherlin, 29, dono de uma rede de supermercados em Santa Maria, tradicional pólo de imigrantes italianos. A vidinha no circuito da beleza infantil é exigente. Para chegar em primeiro lugar no concurso do Equador, Natália ficou em segundo no Mini Miss Rio Grande do Sul no fim do ano passado, mudou de saltinho e bagagem para o Mini Miss Santa Catarina; ganhou, concorreu no Mini Miss Brasil em Salvador em julho, ganhou e, de lá, partiu para a glória em Guaiaquil. "Já devo ter gastado uns 70.000 reais nesses desfiles", calcula Stangherlin. "Mas vale a pena. Nossa filha fica feliz e a Dani, realizada." Confirmando plenamente o clichê, a mãe concretiza na filha os próprios sonhos, sem a menor tentativa de disfarçar a projeção. Quando criança, Daniela cobiçava uma vaga de paquita no programa de Xuxa. Na adolescência, fez alguns trabalhos como modelo e tentou ser miss Santa Maria, mas só chegou a Rainha das Piscinas. Atualmente, estuda marketing, trabalha com o marido e disputa corridas de carro – além, claro, de ver e fazer Natália brilhar. "Como toda mãe acha a filha linda, recorri ao Evandro, que é especialista em misses, para saber se deveria investir na beleza da minha. A resposta foi animadora, segui em frente e o resultado está aí. Ela é a minha Barbie tamanho grande", diz.

Em Santa Maria, Natália brinca e vai à escola como qualquer criança de sua idade. Louca por bonecas, assiste a desenho animado, faz balé clássico e está na 1ª série do ensino fundamental. "Ela é cativante, participativa, está alfabetizada e só não tem ainda fluência na leitura. Quando falta, damos aula de reforço", elogia a diretora, Silvia Teixeira. Come tudo que criança gosta, principalmente se for pizza de mussarela, e tem uma babá exclusiva – há outra na casa para cuidar do irmão, Mateus, 2. É, claro, vaidosíssima. "Ela mesma pede para refazer as luzes no cabelo quando a raiz mais escura aparece", informa a mãe, que a leva ao cabeleireiro desde os 2 anos. Também usa apliques para aumentar o volume, tanto de cabelo solto quanto de rabo-de-cavalo. Em matéria de maquiagem, prefere marcas francesas, como Lancôme e Dior. Sabe passar batom, mas pede ajuda no resto. Na infalível bolsinha, carrega um celular cor-de-rosa, um vidrinho de perfume, gloss para os lábios e um grampo. Grampo? "É para prender na roupa a faixa de miss", explica.

Concursos infantis de beleza são uma novidade relativamente recente no Brasil e estão se tornando populares, em especial na Região Sul, onde existem ao menos dez competições, dirigidas a meninas de 3 a 13 anos. "Temos um cadastro com 2 000 nomes", diz a empresária Daniela D’Avila, de Curitiba, responsável pela organização de seis concursos infantis nacionais e por levar candidatas brasileiras a competições internacionais. "O Niña Mundo, que a Natália ganhou, está na lista dos doze mais importantes." A psicanalista Isabel Khan Marin, professora da faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, faz alguns alertas. "A criança pode passar a acreditar que é a melhor em tudo e ser excluída do grupo em que convive", diz. Além disso, a miss em potencial "só vai encarar como brincadeira, como deve, se seus pais fizerem o mesmo, o que raramente acontece". Não é preciso ser especialista para perceber os riscos emocionais que uma criança corre ao ser submetida a julgamentos por critérios estéticos. Contrariando os clichês, no entanto, Natália parece uma menina perfeitamente feliz. É a mãe, Daniela, que demonstra certa dor no coração ao admitir que agora a menina chegou "ao ponto máximo" e está na hora de "dar um tempo nos concursos" – o pai ouve e sorri com o jeito de quem não acredita numa palavra. A própria Natália, à clássica pergunta sobre o que quer ser quando crescer, responde: "Quero ser igual a minha mãe e trabalhar no supermercado". E, quando o sono chega, pede: "Mãe, dá meu b-i-c-o". Ela acha que, soletrando, pessoas estranhas não vão entender que quer a chupeta – seu primeiro segredo. O segundo é que ainda toma mamadeira. Amparada por ambos, dorme como um anjinho.


D-E-P-R-I-M-E-N-T-E!


Update: A novela ainda está rendendo aqui.

38 comentários:

Giovanni Gouveia disse...

Trabalho infantil é crime...

ljemkl

Anônimo disse...

tem alguma coisa muito errada e deprimente mesmo nisso tudo,viu?
Uma criança, que ainda usa mamadeira e chupeta, faz luzes no cabelo,tem staff de beleza,mas quer ser uma criança normal e igual à mãe?Tadinha,Deus te livre!
É muita etapa queimada!

Bjos e []s

Ivette Góis

Unknown disse...

Estou chocadíssima. Ora aprece uma menina com roupas e maquiage de adulta. Ora aparece outra com luzes no cabelo e maquiagem. Eu tenho 32 anos, adoro maquiagem, mas não uso todos os dias porque nem sempre tenho a disciplina de tirar tudo e não prejudicar demais a pele. Imagine uma menininha de 5 (!!!) anos. Isso pra falar o mínimo, né?
Será que essa criança sabe o que é brincar de pega-pega? Será que ela já brincou de escolinha, casinha...
Será que ela assistiu ao desenho do Pica-Pau.
Acho que não. E acho mais. Creio que ela está estagnada em sua fase bebê. Prova disso é a C-H-U-P-E-T-A e mamadeira.
E essa mãe? SErá que ela algum dia elogia a filhinha ou é só; "Encolhe a barriga minha princesinha gorda!"

Deus me livre.

Giovanni Gouveia disse...

Uma coisa está bem claro ai, a mãe projetou na filha os sonhos frustrados dela...

jsudtk

Kenia Mello disse...

Ivette, a cabeça dessa criança está totalmente confusa, só não vê isso quem não quer. Por agora, está tudo bem, depois... Tomara que continue.
Beijos.

Cris, bem-vinda!
Também fiquei chocada e com pena dessa criança.
Beijos.

Gio, quanto a isso, eu nunca tive dúvida. A matéria só fez confirmar.

Clarice Concê disse...

E a menina nem é super bonita assim...

(a parte séria todo mundo já falou mesmo)

^^

Kenia Mello disse...

Cla, você é uma menina má, muito má. :)
Beijos.

Anônimo disse...

Achei uma conscidência pois eu li essa natéria na Veja e estava até pensando em publicar algo a respeito.
Criança deve ser criança, e a mãe dessa menina não está deixando-a passar por essa fase, a culpa principal é da mãe, que a meu ver, precisa de alguma terapia, para não jogar em sua filhinha os seus sonhos reprimidos.
Também não acho legal gerar competitividade em cranças, esporte é uma coisa pois perder também faz parte, mas concurso de beleza infantil, eu acho ridículo.

Kenia Mello disse...

tpm em crise, seja bem-vinda!
Pois é, o pior é que, no futuro, serão duas a precisar de terapia. Apesar de que eu acho que uma boa camisa-de-força já ajudava a maiorzinha a cair na real...

Beth/Lilás disse...

Ah, meu Deus, miss que usa bico e mamadeira, é o fim!
Sem comentários!

Cadê a LL..... sei lá o nome que andou por aqui enchendo o saco?
O que ela tem a dizer agora?

abraço carioa

Kenia Mello disse...

Beth, acho que ela diria: hasta la bista, beibe!. Hehehe
Beijos.

KS Nei disse...

Podecre! E' feinha.

Anônimo disse...

imagina quando ela descobrir a primeira ruga, a primeira celulite
haja terapia

ATG disse...

Só tenho uma palavra: ridículo. Como é possível fazerem isto a uma criança?

Beijos

Paola disse...

dá licença, Kenia? Li um cometário seu em outro blog, gostei e vim aqui conferir!
Sobre essa pobre menina, meu deus! Que loucura! Isso é doença mental, da mãe, claro! No domingo eu vi
o tombo que essa coitada levou no programa do Gugu.
A mãe é tão idiota que quer que eu acredite que a menina é assim por natureza?
Beijos
Paola

Kenia Mello disse...

Nei, você é um menino mau, muito mau. :P

josé luis, haja terapia mesmo! E haja cirurgia plástica, como não? É (também) desse segmento de loucura que elas se alimentam.

Ale, os errados somos nós, não entendeu ainda, não? :P

Paola, seja bem-vinda e fique à vontade!
Acho uma judiação também, nem me fale... E teve tombo, foi? :/
Beijos.

Paola disse...

Teve sim!
Quando ela entrou, vestida com o vestido azul, tropeçou, e caiu!

Obrigada pela visita, volte sempre!

ATG disse...

Kénia,

é verdade! Nós somos os errados porque devíamos dar mais competitividade à coisa através da preparação de mais crianças ainda para o mundo da "alta competição" ahahahaha

Beijos

Coronel Yanossauro disse...

Triste e deprimente.
Uma criança de 2 anos num salão de beleza?
Desculpe o vocabulário, mas não consegui conter um PUTAQUEAPARIU! contra a "dona dessa barbie".
Menino, se eu encontrasse essa Daniella...

ccwbh

Coronel Yanossauro disse...

Aliás, como dj disse, nós é que somos os errados, portanto já comecei a me espancar pra aprender que lugar de criança é no cabaré e com cara de adulta!

Em tempo: Se a madame Danielle ou Daniella passar por aqui, eu sujiro que assista ao filme nacional "Filhos do Sol" e pense no futuro de Natália.

Beijo, Keka!

kaxcv

♡☆♡ Hannah ♡☆♡ disse...

Eu amei! Isso sim é criança bonita! A menina é linda sim! No dia que tiver uma filha quero que seja igualzinha!

Kenia Mello disse...

Hannah, ter uma igual vai ser impossível, a menos que os pais da criança resolvam vender embriões clonados. :)

Anônimo disse...

Essa Natália é linda

Tálita disse...

Acho que se é para fazer um concurso infantil que façam com crianças vestidas como crianças e que se comportem como crianças. Crinça nao usa maquiagem, é barrigudinha mesmo, não usa salto, entre outras coisas.A menina tem 5 anos e ja tem responsabilidade de um adulto. Isso é ridículo. É bonitinho ver ua pequeninha linda toda posuda mas isso nao vai fazer bem pra ela de jeito nenhum. Vai ser uma insuportável quando crescer.

Clara disse...

Só dizem que ela é a mini miss mundo porque não me conhecem a mim tenho 13 anos e chamo-me Clara e ganhei o Concurso Mini miss Portugal na minha terra !!!
Se me vissem a mim (desculpem estar me gabando) mas eu ganhava sem problemas

Clara disse...

Mas desculpem eu me estar a gabar, não pensem que eu sou má pessoa apenas acho que a menina é feinha.
Foi o meu primeiro ano a concorrer e tive a maioria dos votos !
O juri até ficou espantado
Agora sou uma modelo na minha terra

GANHEI Mini Miss Portugal 2009, Estou muito ourgulhosa
:)

Clara disse...

Não acho que ela seja bonita mas coitada, até tenho pena da miuda, nao gosto quando uma mão obriga a filha a seguir os seus proprios sonhos, é doentio.

Eu concorri este ano porque eu queria mas ninguém me obrigou

ASSERIO, estou a falar asserio

Clara disse...

Eu gosto muito de me maquilhar e como sou mini modelo as vezes nao é facil mas... estou contente estou a seguir o MEU sonho !

Clara disse...

A miuda é feinha, e não pode ser uma miuda normal, eu sei o que isso é porque estou a passar por isso agora mesmo... mas eu sou mais velha e posso decidir se quero ou nao fazer

Clara disse...

As vezes também gostava de ser uma rapariga normal mas tambem gosto da fama, gosto de me sentir bonita !!!

Clara disse...

Também canto sou cantora, modelo, mini miss portugal, e atriz (mais ou menos atriz)
Faço banda com a minha prima Ines Martins e temos uma voz espetacular, mas so saimos apenas em uma revista (que pena)

Clara disse...

Desculpem enganei-me não é minha prima é irmã



LOL-Como é que eu escrevi PRIMA em vez de IRMA


o irmao é a coisa mais maravilhosa que tu podes ter

Anônimo disse...

Essa menina e linda naturalmente ...ela nao precisa utilizar nada .Que pena ela crescer no meio desse mundo tao"superficial".Ela ate poderia participar (se essa realmente e a vontade dela),mas que dessem a ela o direito de agir como ela realmente e : apenas uma crianca.


Obs:Clara ,vc parece estar um pouco enciumada porque nao e vc quem aparece na reportagem .Apenas espero que que a pequena Mini Miss mundo nao cresca pensando como vc ...seria uma crianca muito futil e esnobe!

Anônimo disse...

[b]Bom eu não acho que seja um caso tão grave assim, pois a menina não é obrigada a fazer o que faz ela gosta de fazer isso . Mas eu também não apoio totalmente pois usar maquiagem todo dia , fazer luses no cabelo ... Não dá ! Mas a menina é linda tem muito talendo mas devia esperar ficar um pouquinho maior e não usar tanta maquiagem ... Eu tenho 11 anos participei de três concursos dois eu ganhei em 1º lugar um em 2º lugar , mas eu não sou convensida e nem fico me esibindo por ai se eu ganhei que bom mas talve não tenha sido eu, na questão da maquiagem eu uso bem pouco de vez em quando porque faz muito mal pra pele ...

Beijos

Anônimo disse...

Tadinha dessa garotinha... Ela já é vítima da ditadura da beleza aos 6 aninhos...E se ela crescer, e não se tornar uma moça bonita?
As referèncias dela são mulheres donas de uma beleza incomum... Acho tudo isso uma vida muito fútil. Isso sem falar do narcisimo... E quando os holofotes não estiverem mais sobre ela, será que ela entrará em depressão como ocorreu com tantos astros mirins? Minhas filhas são muito mais bonitas do que essa garotinha, vivem sendo convidadas para ser modelos, mas eu não permito que minhas filhas sejam maquiadas... acho muito feio...

Anônimo disse...

Meu de verdade, vocês todos são um bando de invejosos que nunca tiveram um rostinho tam bonito que nem o dessa garota.
Ela é muito linda e sabe bem o que faz !
Ela se deu bem na vida e tenho certeza que tera mai e mais quando crescer, e é por isso que vocês estão muito incomodados ...
INVEJOSOS oO'
bejus '

Anônimo disse...

Alguem me ajude !!!!1111quero ser mini miss portugal 2012 tenho 10 anos plese me ajudem onde me increvo e onde é ? plese ajedem-me é o meu maior sonho !

Anônimo disse...

Nessa época ela era bem gordinha.. rsrs
Agora tá com 19 anos, muito gostosa, um corpão maravilhoso... e nunca mais competiu de miss...