terça-feira, 26 de maio de 2009

Pinacoteca de Igarassu






Com 24 obras em estilo barroco, dos séculos XVII e XVIII, a Pinacoteca de Igarassu é o quinto acervo de arte barroca da América Latina e o oitavo do mundo. Construída no que era o dormitório dos noviços do Convento de Santo Antônio, a Pinacoteca, em 2001, emprestou ao Museu Guggenheim, de Nova Iorque, quatro dos seus mais bonitos quadros.

Você, que é pernambucano(a), conhece a Pinacoteca? Já pagou dois míseros reais para ver o seu acervo? Sabia que nele muito da história de Pernambuco é contada? Não? Mas vou logo avisando: a Pinacoteca é bem quente, dependendo da época do ano e da quantidade de pessoas presentes, chega a sufocar. Deveria ser climatizada, não? Que tal se ao invés de pagar a merreca lá de cima, você desse um pouco mais? Outra idéia também seria divulgar a existência da Pinacoteca entre seus amigos, não só para os que vêm de fora querendo conhecer o nosso Carnaval e que tais, mas os daqui também. Outra pedida seria cobrar da Fundarpe mais divulgação. E cadê o secretário de Turismo do nosso estado numa hora dessas?

Então, ao invés de escrever e-mail choroso reclamando que eu detono Pernambuco no blog, você deveria ter consciência de que aquilo que chamam de cultura popular nada mais é do que o seu recorte oficial. Isso que se acredita serem as raízes da nossa cultura, nada mais é do que a sua pasteurização, coisa pra turista ver. Não seria mais bacana se você deixasse esse discurso bairrista e meia boca de lado e começasse realmente a conhecer Pernambuco?

9 comentários:

Fabio Barros disse...

Nunca ouvi falar dessa Pinacoteca...

Kenia Mello disse...

Fábio, tás vendo tu? :P

KS Nei disse...

Quente?
Tem que climatizar, claro!
Lugar bonito, gente!

Anônimo disse...

q lugar lindo,mas pouco divulgado!E assim como a pinacoteca existem muitos lugares q não são levados em conta pelos profissionais do turismo pq simplesmente não dão dinheiro!Turista quer mais é ver bunda...

Bjos e []s

Ivette Góis

AMARela Cavalcanti disse...

Tens razão, Kenia. Poucos são os pernambucanos que conhecem essa pinacoteca e outros museus que contam nossa história. Por exemplo, quantas pessoas já não passaram tantas vezes pela Rua do Hospício e nunca se deram conta que lá existe um museu e que pouquísimas pessoas entram e conhecem. E agora existe um projeto PE conhece PE, mas nem precisamos viajar pra conhecê-lo. É muita ignorância.

Luma Rosa disse...

Bravo Kenia!! Está corretíssima! Eu me sinto muito mal vendo os bens culturais do Brasil se deteriorando à olhos vistos de secretários da cultura. O Brasil, diz não tem história ou é ele que não quer saber dessa história? A pinocoteca não está incluída em roteiro turístico? Beijus

Kenia Mello disse...

Luma, eu nunca vi a Pinacoteca incluída em nenhum roteiro turístico por aqui. Péssimo isso, não?
Beijos.

Dani (ela) disse...

é assim que os lugares pequenos, mas merecedores, vão ascendendo.

a-mo quando falam ou divulgam arte.

LuMa disse...

Qto é bom ler algo sem retórica!