domingo, 19 de setembro de 2010

Boas notícias, enfim!







Fui ao Rio na quinta e me submeti ao teste de integração, no Consulado Geral, na sexta, dia 17. O teste foi muito difícil, não a parte de conhecimento da sociedade holandesa (política, educação, leis, saúde etc.), essa primeira parte fechei com 100% de aproveitamento. A segunda parte, de conhecimento da língua holandesa, é que foi uma coisa que eu não considero nada básica (o nome do exame é basisexamen inburgering -- esse ultimo palavrão é algo como integração), nada de básico mesmo. Por mais de três meses, me preparei e muito. Se eu tivesse me mantido apenas com o que eles sugerem, com certeza, não teria passado, o susto foi grande, tipo, onde eu pensava que iria me garantir, foi justamente onde mais sofri em grau de dificuldade, e onde eu supunha que me daria mal, foi onde levantei a minha nota. Mas, enfim, fui aprovada e segundo a pessoa do Consulado que me acompanhou no exame, ela nunca viu um resultado tão bom quanto o meu nesse tempo de trabalho, modéstia às favas -- mas também, deve aparecer cada marmota por lá, que Deus me defenda. Mas isso é outra história e depois falo mais dela porque esse processo de integração de estrangeiros na Holanda é bem complicado, desgastante e em muitas situações, humilhante, pois no nosso caso, não estamos saindo do Brasil para tentar a vida na Holanda, já tínhamos uma vida estável aqui, mas não é o usual, daí que termina por acontecerem situações , no mínimo, engraçadas, quando compreendidas pelo ponto de vista do senso comum (deles). Mas é papo pra outra ocasião. O que importa agora é que passei e dia 30 deste mês, eu e Maricota embarcamos pra Holanda. Em dezembro, Mariana já terá seu passaporte holandês. Quanto a mim, diria que estou op weg (no caminho), e muita coisa ainda falta, mas menos que antes.

É isso, faltam exatos 11 dias e agora é tempo de correria, de deixar as coisas em ordem pelos próximos meses. Depois a luta e a segunda fase continuam.

Beijos e assim que as coisas acalmarem, volto.


14 comentários:

Fatima disse...

Kenia querida fazia muito tempo que não passava por aqui, está me faltando tempo, pra fazer as minhas leituras diárias aqui na net, como diz o meu filho "bisbilhotar" a vida alhei...mas estou aqui lhe escrevendo para lhe dizer que admiro sua inteligencia, sua garra, sua determinação e desejo a vc, seu marido e a Maricota toda a sorte desse mundo, que vc sejam felizes nessa nova etapa da vida, muitas, mais muitas felicidades, Deus abençõe vcs!
Olha, não para com o blog não viu?
Beijos, beijos na Maricota!

Fatima disse...

Kenia, desculpe os erros de portugues, as repetições de palavras, mas como vc escreveu num texto, ficar sem escrever enferruja...rs!
beijos

Unknown disse...

Kenia,estou felicíssima pelas boas novas!Não tinha a menor dúvida de q vc seria aprovada.Como é esse teste?Escrito?Nossa,deve ter sido complicado,mas vc estava bem preparada.
Fico torcendo aqui por mais notícias e pelo suceso de vcs lá.Não abandone o LdeC.rsrsrsrs
Assim q der,dê mais notícias.

Bjos e []s

Kenia Mello disse...

Oi, meninas, podem deixar que manterei o blog vivo. :) Assim que eu tiver mais tempo, falo sobre os testes. A correria está grande, passei o dia resolvendo broncas e nem tudo foi resolvido, amanhã sigo na peregrinação dos cartórios, uma hora acaba. :)
Mas vou dando notícias.
Beijos pras duas.

mariasiderya disse...

Kenia, Parabéns!!!! Desde o colégio, saiba que você iria longe, e vai muito mais. Fico muito feliz. Valeu por todas horas e buscas.
Vocês serão muitos feliz. Deus, está sempre presente.
Agora, posso me aventurar e ir a Holanda, tenho casa pra ficar,rsrsrs
Beijos

Kenia Mello disse...

Sidérya, obrigada! Claro que tem, aliás, aquele café prometido e nunca cumprido pode ser lá, certo? :)
Beijos e tudo de bom pra você também.

DILERMArtins disse...

Mas bah, Kenia.
Fico feliz por você, e também que logo terei uma correspondente na Holanda, que luxo! Vais ensinar os holandeses a tirar leite de cobra! kkk
Abração.

Anônimo disse...

van harte gefeliciteerd met dit fantastische resultaat Kenia! Tenha uma boa viagem! mvg, Olaf.

Kenia Mello disse...

Diler, pode ter certeza que sim! Obrigada. Forte abraço.

Olaf, dank u wel, schat. De toets was te moelijk, maar nu dit is op, niet waar? Obrigada pela força. Beijos.

Tatiana Mendonça disse...

Nossa, olha o dia que estou escrevendo pra ti.

Num te disse que tudo daria certo?! Dizer isso chega a ser redundante quando se trata de você...

Confesso que a primeira coisa que me passou pela cabeça foi imaginar a pequena Mari falando Holandês... vai ser lindo!

Beijos, e nos encontramos por aqui ;)

Kenia Mello disse...

Tati, obrigada pela torcida. Essa parte de Mariana e o holandês tá me agoniando o juízo, mas agora é na base do passoa a passo, lá a gente vê como fica.
Beijos, linda.

Marissol França disse...

OI Kenia.. Parabens pelo Blogg, e por essa valiosa conquista!
Você não me conhecer, mas eu seria intensamente grata se você pudesse me falar mais sobre o teste de integração, se realmente é necessario escrever, ou somente falar o holandes. Estive na Holanda em junho e escutei falar que o teste teve uma mudança( esta mais dificil desde maio) gostaria de saber se está realmente.Enfim são diversas dúvidas, mas eu infelizmente não consegui falar com ninguem que tenha feito o teste recentemente.
Um gde bjo!!
Marissol França

Marissol França disse...

Ah estou ainda me preparando para fazer o teste o ano que vem.. estou estudando muito.. porém cheias de duvidas!

Kenia Mello disse...

Marissol, seja bem-vinda! Estou com um post quase pronto sobre o teste, aguarde que sai ainda hoje. Caso queira saber sobre os materiais de estudo, escreva pro meu outro e-mail: mello.kenia@gmail.com que é o que estou usando agora com mais frequencia. Prometo tentar lhe ajudar assim que a correria aqui permitir, ok? Beijos.