sábado, 25 de setembro de 2010

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Basisexamen inburgering



Espero que o meu post anterior não assuste (ou tenha assustado) quem vier à procura de informações sobre o exame de integração, mas eu não poderia dizer aqui que foi fácil e estimular uma preparação negligente por parte de quem pretende prestar o exame. Há necessidade de boas horas de dedicação diária, de estudo sistemático, especialmente se o idioma holandês for completamente estranho a quem está envolvido nesse processo.

Bem, vamos ao teste propriamente dito.

Ele não é escrito, é oral. O candidato interage apenas inicialmente com a pessoa do consulado/embaixada, a qual apenas dará as orientações, fará algumas perguntas pessoais, escaneará as digitais, essas formalidades, mas o teste, em si, é feito entre a pessoa e um computador. Há um número telefônico na Holanda, que será discado pelo funcionário da embaixada/consulado e, a partir daí, o candidato, com seus foninhos de ouvido e microfone, irá respondendo tanto as questões de conhecimento da sociedade holandesa, quanto as questões de língua holandesa. Tudo em holandês, obviamente.

A primeira parte do teste, nos moldes acima mencionados, refere-se à sociedade holandesa: são 30 questões, sorteadas na hora, sobre saúde, educação, estilo de vida, geografia, legislação etc. Salvo engano, o candidato pode errar, das 30, 9 questões. Aconselho o máximo empenho nessa parte porque, além de ser a mais fácil e o material de estudo focar exatamente no que vai cair no teste, ela pode dar uma boa alavancada na nota total.

Depois dessa primeira parte, ocorre um pequeno intervalo e começa a segunda parte, a qual diz respeito à língua holandesa. São cinco questões:

1. Nazeggen: consiste em o candidato repetir as frases que ouvir o máximo que puder, em tempo corrido. Caso não compreenda tudo, repetir o que conseguir apreender. Nunca ficar calado porque a questões se seguem, não há intervalo.

2. Vragen: São feitas perguntas (em holandês, claro) e o candidato deve respondê-las com respostas curtas. Caso não saiba, não ficar calado e responder Ik weet het niet (não sei).

3. Nazeggen: idem ao 1.

4. Tegenstellingen: são os antônimos. O locutor vai falando e o candidato vai respondendo de acordo com o pedido. Caso não saiba, Ik weet het niet (não sei), nunca ficar calado.

5. Verhalen: duas histórias curtas são contadas e o candidato terá, para cada uma delas, 30 segundos para recontar o máximo que puder, em holandês, dessas histórias.

O teste em si é muito rápido e essas questões se seguem sem intervalo.

Para a segunda parte, não há um material específico. Eu me preparei fazendo um curso de holandês em casa (aqui em Recife não tem curso de holandês regular). Quem estiver interessado em saber quais materiais usei, pode me escrever pro email mello.kenia@gmail.com

Como disse anteriormente, a primeira parte é mais tranquila e o material é fidedigno ao teste.

Qualquer dúvida, tentarei responder na medida em que a correria aqui me permitir.

Boa sorte! :)




domingo, 19 de setembro de 2010

Boas notícias, enfim!







Fui ao Rio na quinta e me submeti ao teste de integração, no Consulado Geral, na sexta, dia 17. O teste foi muito difícil, não a parte de conhecimento da sociedade holandesa (política, educação, leis, saúde etc.), essa primeira parte fechei com 100% de aproveitamento. A segunda parte, de conhecimento da língua holandesa, é que foi uma coisa que eu não considero nada básica (o nome do exame é basisexamen inburgering -- esse ultimo palavrão é algo como integração), nada de básico mesmo. Por mais de três meses, me preparei e muito. Se eu tivesse me mantido apenas com o que eles sugerem, com certeza, não teria passado, o susto foi grande, tipo, onde eu pensava que iria me garantir, foi justamente onde mais sofri em grau de dificuldade, e onde eu supunha que me daria mal, foi onde levantei a minha nota. Mas, enfim, fui aprovada e segundo a pessoa do Consulado que me acompanhou no exame, ela nunca viu um resultado tão bom quanto o meu nesse tempo de trabalho, modéstia às favas -- mas também, deve aparecer cada marmota por lá, que Deus me defenda. Mas isso é outra história e depois falo mais dela porque esse processo de integração de estrangeiros na Holanda é bem complicado, desgastante e em muitas situações, humilhante, pois no nosso caso, não estamos saindo do Brasil para tentar a vida na Holanda, já tínhamos uma vida estável aqui, mas não é o usual, daí que termina por acontecerem situações , no mínimo, engraçadas, quando compreendidas pelo ponto de vista do senso comum (deles). Mas é papo pra outra ocasião. O que importa agora é que passei e dia 30 deste mês, eu e Maricota embarcamos pra Holanda. Em dezembro, Mariana já terá seu passaporte holandês. Quanto a mim, diria que estou op weg (no caminho), e muita coisa ainda falta, mas menos que antes.

É isso, faltam exatos 11 dias e agora é tempo de correria, de deixar as coisas em ordem pelos próximos meses. Depois a luta e a segunda fase continuam.

Beijos e assim que as coisas acalmarem, volto.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mudanças


Poxa, acho que devo alguma consideração às pessoas que ainda passam por aqui na esperança de ler algo ou mesmo saber notícias.
Quase todos os dias, quando acesso a net, venho aqui e fico com pena de o blog estar realmente às moscas. E não é por falta de assunto, acreditem, mas escrever é uma prática que exige constância: se pararmos, enferruja. No entanto, o meu grande problema atualmente é a falta de tempo: para os que não sabem, estou prestes a mudar de país por estes dias. Além das inúmeras providências necessárias, ainda estou estudando o idioma e me preparando para o teste de integração. Fora as responsabilidades miúdas de casa, criança (não tão miúda assim: a criança e suas demandas) etc. Não está fácil, mas eu acredito que sobrevivo.
Assim que tiver notícias mais concretas, aviso (sem contar que sou ultra cautelosa sobre as coisas que ainda estão por vir, afinal, nem todo mundo que vem aqui torce exatamente para que as coisas deem certo -- ainda bem que são uma parcela ínfima no meio de tantas pessoas legais que passam por aqui)
Então, por enquanto é só isso, mas estou na área e volto em breve.
Beijos e bom fim de semana.