quarta-feira, 23 de março de 2011

Mania nacional







Holandês tem obsessão por jardinagem. Com o início da primavera e até bem antes, as pessoas por aqui já estão preocupadas com a grama a ser plantada, as sementes, os bulbos e afins, as ferramentas, os adubos etc. Quem mora em casa (com jardim e/ou quintal) parece ter o dever moral e cívico de deixar tudo arrumadinho, colorido, bonito. E nem acho que seja obrigação, não: a primavera aqui realmente é linda e parte dessa beleza vem desse zelo individual.

Pensando bem e deixando um pouco a implicância (um dos meus hobbies) de lado, é bastante compreensível que um país cujo céu na maior parte do ano é cinza, se prepare com tanto empenho para esse colorido todo que vem por aí -- aliás, a florada já está começando. A partir de agora até o verão, as pessoas começam a passar mais tempo fora de casa e aproveitar um solzinho no jardim/quintal enquanto se lê um livro, come e bebe com a família e os amigos não é nada mal, convenhamos.

Mas coitado de quem mora em apartamento e tem de se contentar apenas com as flores nas varandas e com vasinhos nos parapeitos das janelas, não é verdade? Mentira. Descobri que aqui é possível para esses desafortunados alugar lotezinhos de terra em uma espécie de clube para os Sem Jardim (o nome não é esse, claro) e mandar ver nos fins de semana, realizando o desejo atávico que as criaturas têm de mexer na terra. Cada doido com a sua terapia.



7 comentários:

Unknown disse...

é o inverno longo e triste, Kenia.

aqui também, eles descontam o cinza escuro do inverno no colorido dos jardins.

a mania é estatal também, pracinhas, etc.

Luciana L V Farias disse...

Eu acho que eu seria uma sem-jardim. Pior que sempre mato as minhas plantas, tadinhas delas...

beijocas!!!

Kenia Mello disse...

Nanci, seja bem-vinda. :)
Agora, fico pensando: e nos países que tem sol o ano inteiro, qual a explicação antropológica pro povo carregar no espalhafato das cores das roupas? :))

Lu, eu já desisti de cultivar violetas: sempre morriam na minha mão. O bom de uns tempos pra cá é que a maioria das plantas vendidas em supermercados e em lojas especializadas vêm com "bula". E se você comprar direto do produtor, pode receber ótimas dicas e ouvir muitos causos também. ;)
Beijos.

KS Nei disse...

ow Kenia, a Nanci é minha muié!

Foi o google que errou e me postou c o gmail dela.

Mas tá valendo.

Nei

Kenia Mello disse...

Nei, agora é você mesmo ou Nanci? :D

KS Nei disse...

Agora é o Nei neizíssimo.

besos!

Anônimo disse...

pois eu faço parte desse grupo de doidos:jardinagem é uma ótima terapia,amo!

Bjos e []s

Ivette Góis