domingo, 17 de abril de 2011

Holanda, o antro de devassidão...






Não se iludam: por trás dessa bela e idílica paisagem holandesa, há toda sorte de depravações e vícios que se possa imaginar! É, a Holanda definitivamente é coisa do demo. Brincadeira minha? Nada! O pior é que muita gente tem essa visão da Nederlândia, tadinha.

Dando uma olhada nos sites de notícias brasileiros, deparei-me com esta nota sobre o ataque de hackers nos semáforos de Nijmegen (no site, a grafia está errada). Deem uma olhada no naipe dos comentários: além da incapacidade de interpretar um texto de um único parágrafo, a maioria dos comentadores demonstra uma visão completamente estereotipada da Holanda.

Certa vez, quando a nossa vinda para cá ainda era um projeto, cheguei a ouvir de uma conhecida que a Holanda não era lugar para criar filhos! Por causa das drogas, que são todas liberadas, da legalização da prostituição e do casamento gay. Uma anta, não? Claro, mas, justiça seja feita, ela representa o senso comum. Para muita gente, a Holanda é isso aí mesmo: zona livre para toda sorte de putaria e consumo livre de drogas.

Não é bem assim. Drogas como maconha, haxixe, algumas espécies de cogumelos, entre outras, são consideradas drogas "leves" (as quais o governo considera como representantes de um risco aceitável para a sociedade) e são toleradas para o consumo, mas o tráfico e a plantação, por exemplo, são proibidos. As drogas "pesadas" (heroína, cocaína etc.) são proibidas.
A diferença, em termos bem prosaicos, é que se a criatura aqui for pega fumando um cigarro de maconha, não vai ser presa nem apanhar da polícia, por exemplo.

Sobre a legalização da união gay, particularmente, considero uma questão de justiça e de direito. Ponto. Nada mais a ser discutido.

Na ocasião, perguntei para a tenaz defendora da moral e dos bons costumes se ela achava mais decente as moças e os rapazes ficarem no meio da rua expostos a todo tipo de violência (policial, inclusive), sem nenhuma assistência. E a resposta qual foi? Nenhuma. Ou melhor, houve: o silêncio, que é sempre o melhor companheiro da hipocrisia.




4 comentários:

Jôka P. disse...

É isso aí!!!
Arrasou, Kenia!

Anônimo disse...

Realmente, é muita ignorância! Coisa típica de gente hipócrita e desinformada, no mínimo.

Bjos e []s

Ivette Góis

Giovanni Gouveia disse...

E álcool e tabaco, também drogas, não são liberados por estas terras brasilis?
os hipócritas não param nem pra pensar...
bilyp

Kenia Mello disse...

O fato é que, se pensassem, não seriam idiotas. ;)
Beijos procês.