quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Curtinhas



* No início da semana, a garganta coçava e eu achando que era por causa do melão (a fruta!) - sou alérgica, mas às vezes não resisto. Que nada, depois de uma noite agoniada, acordei hoje com uma virose(?) seguida de conjuntivite. A cabeça explodindo só pra provar a mim mesma que eu resisto. Espero pelo menos perder um mísero quilo (atualmente, faltam só quatro).

* Falando em virose, tudo quanto é diagnóstico inconclusivo é virose, não é, minha gente? O cara passa seis anos mais uma residência estudando medicina pra sair com uma pulha dessas... Mas isso não é primazia deles, não. Até a equipe fodona do fodão House tem a sua virosezinha de cada dia: sarcoidose! Já repararam? Em toda tentativa inicial de diagnóstico, bingo! Sarcoidose! Prestem atenção. A diferença é que eles procuram e acertam no final. Só na ficção mesmo...

* O puto do Vizinho de Cima continua aprontando. Hoje de madrugada, como eu estava atacada mesmo, peguei o guarda-chuva tamanho família e mandei ver no teto. Num minuto parou. O meu problema é que sou civilizada demais, pheena demais. No dia que fico encaralhada e mando ver, num minuto tudo se resolve. Dias de fúria.

* E eu às voltas porque criaturinha desde o fim do semestre passado acabou a cartilha do ano inteiro. Com 4 anos e 6 meses começou a ler. Estou montando um esquema de apoio pedagógico em casa. Aceito sugestões. Tudo muito lúdico, sem forçar a barra. Livros paradidáticos, estou montando um livrinho de frases relacionadas ao cotidiano dela para leitura, exercícios de escrita. Aceito muitas sugestões.

* Só me digam por que o Estado, que deveria ser laico, leva em consideração argumentos religiosos na questão dos fetos com anencefalia. Pelo jeito, a patologia não se restringe aos fetos.

* Sábado passado aconteceu um fato aqui na minha rua, mas não estou em condições de escrever sobre ele agora, por causa da virose(?). Mas adianto que é um claro exemplo do papel social que o Estado não cumpre. Agora, apitar na vida alheia...

11 comentários:

Giovanni Gouveia disse...

1 e 2- Virose e stress, são os diagnósticos que os decoradores de bula dão, sem medo de errar;

3 -Já pensou numa carta bomba, ou com antrax, para o vizinho?

4 -Tenta uma imersão na Cultura e na Saraiva, todo dia (não é a Livro 7, mas...)

5 - embora o Estado seja laico, ele é regido por interesses, aí uma parcela significativa da população (ou pelo menos aqueles que se dizem detentores de suas vontades) diz algo, e o Estado acata, coisas da República (nem de longe podemos nos comparar com uma Democracia, ao estilo Grego...). Isso não significa, em hipótese alguma, que eu concorde com o fato;

6- Espero o relato...

7 - Desejo melhoras...


bsycxtgd

Anônimo disse...

espero q vc fique bem logo,essa virose com conjuntivite está pegando pra valer.E sim,todo médico q se preza é virosista.rsrsrsrs

Mariana q danadinha heim?Sugiro livros paradidáticos mesmo,os de Ruth Rocha e An Maria Machado são ótimos.

Qto a anencefalia,duvido muito q os q são contra o aborto nesse caso deixem suas filhas e esposas passarem por um trauma desses.Como têm dinheiro,podem pagar clínicas com higiene e condições,quem não pode q faça um aborto clandestino e com riscos ou espere 9 meses para dar a luz um filho com poucas horas de vida.

Bjos e []s

Ivette Góis

Elaine Bittencourt disse...

Aqui tb nao e' muito diferente, o diagnostico e' virose e o tratamento e' tylenol. :)

Desejo melhoras!

BJS!

Anônimo disse...

OS DEZ MANDAMENTOS do Médico do SUS

1- Se você não sabe o que tem, dê VOLTAREN;
2- Se você não sabe o que viu, dê BENZETACIL;
3- Apertou a barriga e fez 'Âhn', dê BUSCOPAN;
4- Caiu e passou mal, dê GARDENAL;
5- Tá com uma dor bem grandona? Dê DIPIRONA;
6- Se você não sabe o que é bom, dê DECADRON;
7- Vomitou tudo o que ingeriu, dê PLASIL;
8- Se a pressão subiu, dê CAPTOPRIL;
9- Se a pressão deu mais uma grande subida, dê FUROSEMIDA!
10- Chegou morrendo de choro, passe um SORO.

E mais:
Arritmia doidona, dê AMIODARONA...
Pelo não, pelo sim, dê ROCEFIN

"NÃO ESQUECENDO QUE O DIAGNÓSTICO É QUASE SEMPRE VIROSE"...

Kenia Mello disse...

Obrigada, amores, já estou me entupindo de paracetamol. Agora o nariz está corizando e os seios faciais (viram como eu lembro das aulas de anatomia?) estão doendo pra valer, o que pode ser sinusite, vamos ver.

Lu, adorei os 10 mandamentos do médico do SUS!

Beijos pra vocês.

KS Nei disse...

Monteiro Lobato, sempre. Eu aprendi a ler com 3 anos.

Virose? Se cuida.

Besos!

Anônimo disse...

madame k., estive em piracicaba e lembrei de você!

[tá, a parte de piracicaba é invenção.]

mas ói, essa parte é verdade:

site desabafo de mãe, seção livros

Kenia Mello disse...

Nei, tu és um gênio da raça! Três anos é punk mesmo! E, sim, Monteiro Lobato está na lista.
Beijos.

Naomi, valeu a dica, quando eu estiver menos remelenta, vou fuçar lá. :)

Beth/Lilás disse...

Poxa vida! Nem me fale disso, pois minha mae estava assim. Isso e virose das feias e esta de norte a sul. O jeito e se tratar e ter paciência.
Para sinusite não tem coisa melhor do que lavar as narinas várias vezes por dia com soro fisiológico.
Que gracinha sua pequena tão novinha e já lendo! Começa logo essa biblioteca particular com muito M.Lobato e outras cositas más.
Quanto ao seu vizinho, espero que ele tenha uma dor lombar daquelas para ver se pára de malhar na sua cabeça.
Que pentelho, gente!
um super beijo carioca prá você

Kenia Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kenia Mello disse...

Ah, Beth, eu já desconfiava que essa era de longa duração mesmo, viu? Mas o pior é que preciso melhor até amanhã porque na segunda Paul viaja a trabalho e só volta no fim de semana, de modo que fico sem ajuda à noite com Mariana - meu maior medo é passar isso pra ela.
Quanto à sinusite, deu uma trégua, mas eu continuo com as aplicações de Rinosoro várias vezes por dia. O que está ruim mesmo é a conjuntivite e as dores de cabeça, entupimento nasal e demais zicas da gripe. O ó do borogodó!
Sobre o Vizinho de Cima, depois das cabadas de guarda-chuva, se aquietou, vamos ver até quando.
Tô pensando seriamente em comprar um boneco de pano e muitos alfinetes e fazer um vodu de mil e uma noites.
Beijos.