sexta-feira, 22 de maio de 2009

Olha, que isso aqui tá muito bom...



As chuvas já começaram e daqui a pouco volta a se repetir o mesmo de todos os anos, ano após ano, religiosamente: deslizamentos de barreiras, mortes e as autoridades jogando a responsabilidade de lá pra cá - pra cá, não, que eu não tenho nada a ver com isso... Só faltam dizer que a culpa é do morador do morro que, podendo morar num Moura Dubeux, se manda para uma zona de risco só para sair nas capas dos jornais, pense num povo abusado!

Mas morar em Recife tem lá seus encantos. Você pode, sempre que quiser, por exemplo, dar um pulinho na praia de Boa Viagem (ou da Boa Viagem, como nossos amiguinhos de outras regiões costumam chamar) e olhar aquele marzão bonito, tomando uma água de coco geladinha. Só tenha cuidado com sua carteira, seu celular e sua vida, fique esperto e não vá querer você também se amostrar em manchetes de jornal. Não se engane, no outro dia você já era: virou notícia velha e o show não pode parar.

E o negócio não tem hora para começar, não. Muito menos pra terminar. Ser assaltado e levar uma bala na cara não é mais parte da programação noturna da cidade: qualquer hora é hora e o palco é itinerante.

No entanto, tem nego que ama isto aqui, que não sai por nada neste mundo. Sair, sai, sim. Basta um dia ele ou alguém de sua família ser a vítima. Aí ou ele acorda, faz as trouxas e se muda para Miami ou Afogados da Ingazeira, ou vai fazer passeata pela paz, perdoar o assassino porque ele é produto das desigualdades sociais e blablablá e virar notícia também. Se tiver pedigree, pode dar sorte e aparecer por dois dias consecutivos nos nossos digníssimos tablóides.

E nem estou falando das ruas porque estas continuam como sempre: sujas, igualmente cheias de cocô de cachorro e demais degredados - como é que a prefeitura, que desde tempos imemoriais está nas mãos do PT, não faz um trabalho social decente, penso cá com a minha companheira, a ignorância.

Mas isso são apenas detalhes. Já está chegando o São João e na nossa megalomania bairrista não há espaço para mais nada que não seja o forró sacanagem e as tradicionais gentes da fina sociedade local torcendo o nariz e migrando para a chic Gravatá, onde são cultivadas as tradições e o legítimo pé de serra.

O melhor é, então, deixar de besteira, afinal, o que é o caos diário diante do fato de termos o Maior São João do Mundo?

7 comentários:

Anônimo disse...

qdo não é o carnaval,é a páscoa, quando não é a páscoa,é o São João,quando não é o São João,é a Copa,qdo não é a Copa...E a gente vai levando...fumo!rsrsrs

Bjos e []s

Ivette Góis

Fabio Barros disse...

Hehehe...

È por isso que fui mimbora daí. Não sei mais viver de esperanças. Prefiro não tê-las e tocar a vida em frente.

O pessoal fica preocupado em ser maior nisso, melhor naquilo... Enquanto isso, Pernambuco cada vez mais afundando no caos.

Beth/Lilás disse...

Amiga, eu sei o que tá rolando na sua cabecinha! O mesmo que ficou na minha nos primeiros dias da volta.
É terrível a gente constatar que nosso país tinha tudo para ser melhor, mas a realidade é essa e não temos muita escapatória.
bjs cariocas

Kenia Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kenia Mello disse...

Beth, a minha visão crítica não está ligada ao fato de eu ter chegado recentemente de viagem. Acredito que a indignação não deve apenas vir da comparação porque onde quer que se vá existem problemas, contradições, distorções sociais etc. Voltar da Europa achando que qualquer coisa lá é melhor do que aqui não correspode à verdade. Isso se chama deslumbramento.

Do Brasil, a única região que não conheço é a Centro-Oeste (estive em Palmas apenas de passagem) e não posso dizer que tudo aqui é uma merda. Mas uma coisa está tornando a vida insuportável: a violência.

Venho falando dos problemas de Pernambuco há muito tempo. E essa minha fala é decorrente da raiva mesmo, da indignação diante do descaso que se repete desde sempre.

Beth/Lilás disse...

Não, Kenia! Eu não estou querendo dizer que você voltou deslumbrada, mesmo porque sei que já foi outras vezes, mas o fato é que quando viajamos prá fora, seja Europa, América ou até qualquer outro país organizado da América do Sul como Chile ou a própria Bolívia em Bogotá, que meu marido esteve no ano passado e voltou impressionado com a segurança e coisas bonitas que viu por lá, aí sim, ficamos co raiva, com uma sensação de impunidade maior, desesperançados. Este mesmo molde poderia ser seguido pelo Brasil, caso a corrupção e vista grossa dos governantes e poder público não fosse tão presente.
Comparar Brasil com Europa é impossível, nem em mais 100 anos chegaremos lá.
Mas, considerando o valor dos impostos tão altos que pagamos e a condição econômica atual do país que o querido presidente vive apregoando, quem sabe até emprestando como ele já o disse, a violência, desmazelo, impunidade, falta de educação, abandono da saúde e muitas outras coisas são de deixar a gente completamente estristecido.
beijo carioca

LuMa disse...

Traduziu tudo por mim, Kenia. A cada parágrafo. Seja no seu post qto na resposta aos comentários. A apatia tomou conta dos brasileiros e nada mais os impressiona. E, acredite, não digo isso por viver fora, e nem se trata de opiniões. Trata-se de fato.