sexta-feira, 3 de junho de 2011

A primavera e Pavarotti



Pois é, daqui a pouco a primavera sai de cena e começa o verão, com seus dias mais longos e suas noites curtas, como aprendemos na escola. No entanto, por aqui ainda desfrutamos da beleza das flores (cof cof cof -- e das alergias provocadas pelo pólen), do canto dos pássaros e do colorido fantástico que esta época traz






Sou assumidamente uma pessoa urbana. Apesar de ter nascido numa cidade do interior de Pernambuco (Caruaru, aquela da feira famosa, do melhor São João do Mundo, do Mestre Vitalino, o qual transformou a cidade no maior centro de arte figurativa da América Latina e... chega!), passei a maior parte da minha vida adulta em cidades de grande porte (Recife, Belém, Rio de Janeiro e São Paulo), então, estar morando numa cidade de 24 mil e poucos habitantes, cercada dos confortos da vida moderna, mas com uma proximidade muito grande da natureza é uma situação nova para mim.

Mas o problema é que sou realmente um bicho urbano, sabe como é? Habituada com barulho, muvuca, ônibus lotado, correria. E, sim, sou também uma criatura chata. Muito chata, às vezes. Então, estou tendo de me adaptar a algumas coisas nestes tempos de quase verão. Porque já estive aqui em dois outonos, três primaveras e um inverno. Verão, esse será o primeiro.

Meu primeiro calo está sendo a claridade, uma vez que tenho grande sensibilidade à luz e dormir num ambiente claro, nem pensar, não consigo. Botar um blecaute no quarto também nem pensar porque Paul tem agonia justamente com o contrário: dormir no escuro total. Equilibrismo em Cristo... Mas tudo bem, nosso horário de dormir, geralmente depois das 22h, resolve o problema. O danado é você se acostumar com o dia claro ainda sendo noite e ir desacelerando, se preparando pra dormir, senão no outro dia é aquela quebradeira, no entanto, sei que é questão de tempo para acostumar.

Então, voltando à beleza e à magia da primavera, temos acordado com o canto dos passarinhos, coisa mais linda e bucólica, especialmente se comparado com os sons que nos acordavam nos últimos anos em Recife: briga de bêbado, buzina, freadas etc. Nosso ex bairro é um dos mais barulhentos e movimentados da Veneza Brasileira, também conhecida como Hellcife.

E para completar toda essa beleza primaveril, também vamos dormir ao som dos passarinhos! Seria perfeito não fosse por um pequeno detalhe: no meio dos passarinhos nossos conhecidos, há um que possui desvio de personalidade: ele não se contenta com poucos acordes, não, minha gente, ele dá show. Faz floreios vocais, emenda uma melodia na outra, se acha o astro, o tenor, o cantor lírico!


No começo da primavera, cheguei a pensar que, com o tempo, ele arrumaria uma passarinha e seria feliz para sempre, aquela coisa do canto para atrair a fêmea, mas o quê? Nada! O bicho é exibido mesmo, gosta de fazer sucesso, já virou até motivo de piada aqui em casa. Mas de dia, porque de noite, adivinha quem está indo dormir com o ouvido na pia?



Definitivamente, sou um bicho urbano e chato... Só perco pro Pavarotti de penas...


5 comentários:

S. W disse...

kenia, quando eu aterrizei por aqui nos idos de 2009 era verão, achei tudo lindo, eu estava vindo de um inverno na Dinarmarca, fui morar na cidadezinha de Hoofdoorp, imagina se eu conseguia dormir com um canal em frente a minha casa cheio, mais pululando de horny frogs, e ai vem os dias longos que deixam meu relogio biológico completamente confuso. Vou dormir super tarde, mas com a luz do dia já estalando bem cedo, eu acordo muito cedo, poucas horas de sono, Iwan vai trabalhar igual ao um zumbi, mas confesso que adoro essa época do ano, mesmo com todos esse pequenos detalhes.

beijao

Anônimo disse...

Pavarotti é? rsrsrsrs
Kenia, vc é hilária. E esse passarinho deve estar querendo ter seu talendo reconhecido, ir pro BBB (aí não é a terra do BBB?) e alçar vôos maiores. rsrsrs

Bjos e []s

Ivette Góis

Kenia Mello disse...

Simone, sem contar com a vontade imensa de tomar cerveja até não se poder mais. ;)
Beijos.

Ivette, só pode, o bicho é exibicionista. Hehehe
Beijos.

KS Nei disse...

Hahahahahahaha

Hilario disse...

Cool!