sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Klassendienst



Esta semana, Mariana e outro colega de classe estão encarregados do Klassendienst (numa tradução livre, limpeza e arrumação das classes), que consiste no seguinte: no final de todos os dias da semana, eles varrem o chão da classe deles, colocam água nas plantas, apagam o quadro, colocam as cadeiras sobre as mesas etc.



Particularmente, acho a prática muito bacana, pois além de incentivar o trabalho em equipe, vai criando nas crianças, desde bem cedo, o senso de responsabilidade, coletividade etc. Sem contar que, como aqui não tem a boquinha de se ter alguém para fazer as tarefas domésticas e todo mundo bota a mão na massa em casa, a criança começa a se preparar para o dia em que ela será responsável por si mesma.

Quando saímos do Brasil, Mariana tinha 6 anos e 11 meses e eu precisei treiná-la, ainda lá, para muitas coisas, as quais eu, Paul ou nossa fiel escudeira Luzia fazíamos para ela: amarrar os tênis, escovar os dentes, fazer sua higiene após uso do toilet, trocar de roupa, pentear-se etc., porque sabíamos que aqui uma criança de quase 7 anos não saber fazer essas coisas é motivo para sair em manchete no De Telegraaf.

Não que Mariana fosse uma menina mimada, nesse aspecto e na região em que morávamos, ela não era exceção: as crianças (especialmente os meninos...) são meio que tratados como reizinhos. Sempre há muita gente ao redor disposta a ajudar e isso vai aparentemente facilitando as coisas. Daí, quando essas criaturas crescem e precisam se virar, sofrem bem mais. Claro que hoje em dia as coisas estão mudando, mas, no geral, é assim mesmo que a banda toca.

O que eu sei é que essas mudanças deixaram Mariana bem mais independente e hoje, contabilizando este 1 ano fora do Brasil, sua evolução foi fantástica! Além dos cuidados consigo mesma, ela arruma sua cama (e a nossa, se eu explorar pedir), põe e tira a mesa, arruma a sala -- e aí a briga começa porque ela quer deixar as coisas do jeito dela --, faz os seus pannenkoeken (se acha a cozinheira...) etc.

No entanto, é só ficar doente, como ficou nas férias de outono, que a manha volta em todo seu esplendor: quer comidinha na boca, sapato amarrado (tendo ela apenas o trabalho de esticar as pernas) e coisa e tal... Agora é tirar os velhos maus costumes e dar um sossego pros dois Zwarte Pieten: eu e o pai.



8 comentários:

Inaie disse...

Eu te aplaudo de pe!

Sofri muito pra me adaptar com a vida sem "fieis escudeiras"fora do Brasil. Mas voce acha que eu aprendi a licao e ensinei as minhas filhas?

Na na ni na nao

Nenhuma das duas arruma o proprio quarto, lava uma loucinha ou lava a propria roupa.

la vai mais uma geracao sofrer pra aprender.

Eu culpo a minha mae, deixa elas me culparem tambem!!

Parabens para voce e para a Mariana.

Kenia Mello disse...

Inaie, seja bem-vinda.

Eu tendo a querer fazer no lugar dela muitas vezes por impaciência porque, com criança, o ritmo é mais lento, né? Mas para o nosso próprio bem, tenho tentado me controlar porque, no fim, com a quantidade de coisas e problemas do dia a dia, acabamos estressadas, cansadas e de mau humor. :)

Beijão.

KS Nei disse...

Idem Kenia, aqui também não tem diarista ou coisa e tal, a gente bota a mao na massa senao desanda.

Nas escolas, todos os alunos cuidam dos jardins, do patrimonio fisico do local.

Quando a gente aluga uma quadra para um batebola, tem que varrer e passar pano de chao na quadra depois do jogo.

Idem às salas de centros cumunitarios.

Massa.

Ivette Góis disse...

Muito bacana essa atividade, Kenia. Quiçá fosse adotada por nossas escolas também.

Eu criei meus filhos fazendo tudo, aqui em casa não tinha isso mesmo pq eram meninos, hoje acredito que as minhas noras me agradecem.Mas como vc disse, não é regra.

E que bom que maricota está assim toda independente e prestativa.

Beijos e []s

Line disse...

Acho importante que as crianças aprendam desde cedo que é preciso esforço, dedicação e organização. Mas tenho certeza que se essa atividade fosse adotada pelas escolas brasileiras, algumas mãezinhas iam achar um absurdo! Onde já se viu, meu filho fazendo limpeza na sala!!! Com os meninos então, ai ai ai...

Beijos!

Kenia Mello disse...

Justamente, Line,essa seria a reação de muitas mães. Acho engraçado esse povo que enche a boca pra falar isso e aquilo da Europa (boca cheia), mas não abre mão da mentalidade Casa Grande e Senzala...
Beijos.

Sweet! disse...

O sonho de toda mãe brasileira é portanto morar na Europa...

Kenia Mello disse...

Depende da mãe e depende do sonho, Sweet. :)