quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Uitstroom





Eu xinguei, me aborreci, esculhambei a vizinhança, mas eis que está chegando o dia e estou aqui triste, dividindo com Mariana este sentimento de vazio e de quase saudade: amanhã é o Uitstroom dela da escola de estrangeiros.

Para quem não conhece o idioma, o substantivo stroom quer dizer correnteza e a preposição uit, fora. Simples, na bucha, essa língua sem muitos rapapés. No entanto, a metáfora não deixa de ser bonita (e melancólica): Maricotinha está saindo da correnteza, do sistema que diz que ela, mesmo com dupla nacionalidade, mas pelo fato de ter nascido e crescido fora daqui, precisou entrar no sistema educacional holandês por esse atalho, que é a escola para estrangeiros. E amanhã, ela será devolvida à escola normal.

É claro que estou explodindo de orgulho porque o curso tem duração de 1 ano e seis meses, e a danada concluiu em menos de um ano -- ela entrou depois das férias de outono do ano passado e está saindo amanhã, véspera das mesmas (herfstvakantie). E concluiu falando, lendo e escrevendo em holandês com desenvoltura, tanto que na escola permanente, daqui da nossa cidade, ela está no grupo 5, que é o compatível com a sua idade. Ai, como eu tô coruja!!

Também me sinto aliviada porque era osso pegar Mariana todo dia em Amsterdam, debaixo de chuva, neve e o escambau. Parar tudo que estava fazendo e seguir pra lá, que é perto, 20 minutos, mas precisando pegar transporte público e coisa e tal, contando ida e volta (a espera na porta da escola incluída nessa conta...), não deixava de ser quase 2 horas por dia em que eu poderia fazer outras coisas. Enfim, acabou.

E pra ela concluir esse período, trabalhamos duro nos últimos meses (um dos motivos da desatualização deste blog que vos fala): além das tarefas de casa da escola de estrangeiros, a professora daqui, do grupo 5, atochava tarefas para suprir os dias em que Mariana ficava em Amsterdam (esquema de 4 dias lá e 1 aqui). Eu, claro, tendo de preparar os recursos para ajudar nas tarefas porque o grupo 5 já trabalha com noções de fonética, sujeito, predicado etc. E muito vocabulário... O que está sendo ótimo para mim também, pois aprendo junto.

Enfim, a coitada da menina teve de estudar bastante. Mas, para ser bem sincera, isso nunca foi problema porque no Brasil, ela estava acostumada com a rotina de preparar as tarefas todos os dias por uma hora. O povo daqui se escandaliza, acha muito... Mas a danada gosta de estudar e os livros, gente, são muito legais! Extremamente lúdicos, vocês precisam ver o de matemática. Chego a pensar que se os meus tivessem sido assim, talvez eu tivesse crescido gostando da matéria. Sobrevivemos, o fato é este e a bichinha está sabida que só.

Agora, o coração está pequeno porque a escola que ela deixa amanhã é muito boa. Além da metodologia ser super eficiente, minha filha foi muitíssimo bem tratada lá, ganhou muitos livros, foi muito incentivada, fez passeios maravilhosos com a turma: praia, museus, parques, zoo. Hoje, a propósito, vão ao cinema. Todos os professores gostam muito dela e lá Mariana tem amigos do mundo inteiro.

Sei que amanhã vou pagar aquele King Kong, sou chorona, ai ai... Temos tanto a agradecer...

Bem, vou ali arrumar as sacolinhas com os presentinhos e guloseimas que Maricota vai dar aos colegas de turma. Depois eu conto como foi a coisa toda.

Fotografia: aqui.


5 comentários:

S. W disse...

Kenia que orgulho de Maricota heim!!! Não veio a brincadeira aqui pra Zolanda. Agora é rumo a escola Holandesa mostrar mais talento.

beijao e tudo de bom nessa nova etapa na vida de Mariana.

beijao

Ivette Góis disse...

Parabéns Maricotinha, estamos todos muito orgulhosos de você! Que o seu dia amanhã seja muito alegre e de celebração por essa grande conquista alcançada que foi fruto do seu esforço (e dos seus pais) e da sua inteligência! Que Papai do Céu sempre te ilumine!

Beijos e []s

KS Nei disse...

!!!

Kenia Mello disse...

É muitcha emoção pruma mãe só. :) A festinha é hoje à tarde, perto do horário da saída. Já fomos logo cedo levar as sacolinhas e o presente dos professores. Até agora, nada de KK, mas ainda tem a tarde. Hehehe

Beijos pra vocês e obrigada pelas palavras carinhosas.

Anônimo disse...

Daqui a pouco já tem mais um uitstroom...